Sumário:
São inúmeras as razões para fazermos um treino contra resistencias adicionais. Mas para que isso aconteça deveremos saber utilizar adequadamente essas resistências.
- Aumenta a força muscular.
- Aumenta a massa muscular.
- Aumenta a endurance muscular.
- Melhora a flexibilidade articular.
- Melhora a composição corporal.
- Aumenta o metabolismo em repouso.
- Melhora a capacidade física.
- Aumenta a capacidade atlética.
- Reduz o risco de lesões.
- Melhora a aparência pessoal.
- Melhora o auto-conceito.
- Quando efectuada com intensidade, produz resultados em pouco tempo.
- São necessários apenas 30 a 45 minutos 2 a 3 vezes por semana para produzir os melhores resultados possiveis.
- Quando limitados os descansos entre séries e exercícios, oferece um excelente trabalho cardiovascular.
- É o melhor anti-celulitico do mercado juntamente com uma alimentação equilibrada.
- Fácil execução técnica.
- Quando bem executados os exercícios, raramente acontece uma lesão durante a sua prática.
- É uma actividade física que fortalece os ossos, talvez mais do que qualquer outra.
- É para todas as idades.
- Os mais idosos que não podem fazer actividades com impacto, realizam facilmente alguns movimentos de musculação sem risco para as articulações.
- Melhora a funcionalidade dos músculos e articulações, sendo uma das principais actividades na reabilitação.
- A sobrecarga aplicada ao corpo, necessária para produzir resultados, é individualizada ao contrário das actividades em grupo.
- O seu sucesso em termos de resultados, já levou as actividades físicas que derivaram da aeróbica, a utilizar alguns dos seus instrumentos de trabalho: barras e halteres.
- Os horários das salas de musculação são dos mais flexíveis que podem encontrar nos ginásios e health clubs.
- Pode ser realizada em casa com pouco material.
- O material que utiliza, uma vez adquirido, dura a vida inteira sem grandes manutenções.
- Fortalece não só os músculos, mas também a mente, pois para efectuar um treino intenso, é necessário que nos tornemos mentalmente mais fortes.
- Competimos connosco próprios. Situação que nos faz crescer em todos os sentidos.
- A musculação é simplesmente uma actividade física que utiliza cargas adicionais. Mas sempre executando os movimentos de acordo com as funções articulares e musculares para que cada parte do corpo foi criada. Se isso for efectuado de forma controlada, só poderá produzir bons resultados.
- Os idosos dão frequentes quedas por falta de força nos membros inferiores e nos músculos que suportam o tronco, por isso, o trabalho de musculação é importantíssimo para eles.
- É uma actividade física que nos prepara melhor para a vida, pois obriga-nos a ultrapassar os desafios das cargas, e a vida está cheia de barreiras para serem ultrapassadas.
- É um desafio o qual só os mortos não podem enfrentar.
- Um músculo mais forte, mais resistente e mais flexível, é um músculo mais capaz para responder às solicitações do nosso desporto preferido.
- Se tivermos os nossos músculos, tendões, ossos e articulações bem preparados, não nos vamos cansar tão facilmente nas tarefas do dia a dia, pois um músculo mais forte, resiste mais tempo.
- Se os movimentos de musculação forem executados correctamente de forma lenta (ainda que a carga seja pesada), as forças de impacto sobre as articulações são muito inferiores às que os movimentos da corrida impõem nos nossos joelhos (Recordem: a Força é igual à massa vezes a acelaração).
- Músculos que se contraiam mais eficazmente, produzem também menos “lixo” na contracção muscular. E como esse “lixo” é transportado e removido pela corrente sanguínea, faz com que não haja tanta sobrecarga sobre a bomba de injecção que é o coração.
- Fazendo a comparação com um automóvel: os nossos músculos são o motor e o coração é a bomba de injecção de combustível.
- Se tivermos mais músculo, queimamos mais calorias em repouso e em movimento.
- O músculo é tecido vivo que precisa ser alimentado. O tecido adiposo, são apenas as calorias em excesso armazenadas. Por isso quando temos mais músculo, necessitamos de mais energia para o manter funcional. Assim, podemos comer mais.
- Para perder gordura, temos de gastar mais do que aquilo que comemos. Podemos assim, comer menos ou aumentar a actividade física para gastar mais. Ou então, podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A musculação intensa é das actividades que mais calorias gasta.
- Enquanto que a maioria das chamadas actividades aeróbias gastam energia apenas durante o esforço. A musculação, para além de gastar mais calorias do que uma actividade aeróbia durante o esforço, faz com que a massa muscular aumente. E assim, o números de calorias que o nosso corpo necessita para se manter vivo, aumenta.
- Quando tiverem de optar entre uma actividade aeróbia e a musculação intensa, pensem: em termos de benefícios a musculação estimula tudo o que a actividade aeróbia pretende estimular (sistema cardiovascular e endurance muscular) e acrescenta a isso, o aumento da massa muscular com todos os benefícios associados a essa situação.
- Pense: se os seus músculos e articulações não estiverem funcionais, você nunca vai poder correr, saltar, jogar futebol, nadar, jogar ténis ou squash. Ou se calhar, vai fazê-lo com enorme custo e a “mancar”, ou limitado apenas a certos movimentos. Por isso, previna-se: fortaleça ossos, músculos, tendões e articulações efectuando sessões de musculação intensa. E depois estará mais protegido.
- Fazer musculação não irá fazer de si um melhor jogador, mas pode permitir que você maximize o seu potencial técnico, pois este depende muito da sua função musculó-esquelética.
- É uma excelente actividade para relaxar. Para o seu corpo se relaxar, ele precisa primeiro de se contraír.
- Não aumenta a massa muscular de forma perceptível nas mulheres, pois estas têm níveis de testosterona (que nos dão a nós homens, aquelas cracterísticas: voz grossa, barba, mais força e músculos pronunciados) muito baixos quando comparadas com os homens, e percentagens de gordura superiores que vão desaparecendo e sendo substituídas por massa muscular, mas que não permitem que os contornos dos músculos se notem muito.
- As máquinas e os pesos não se queixam, por isso podemos despejar toda a nossa raiva e frustrações e assim contribuir para a nossa saúde mental.
- Reduz os custos de saúde, pois ao fazer a prevenção de lesões e ao beneficiar o sistema cardiovascular, a probabilidade de contrairmos certos problemas de saúde não desaparece, mas diminui.
- Os músculos para além dos nossos armazens de gordura (tão difíceis de mobilizar), são os maiores depósitos de energia prontamente disponível do nosso corpo. Armazenam os hidratos de carbono sob a forma de glicogénio e portanto fazem com que as pessoas se sintam mais energéticas.
- Se ainda não está convencido, contacte: pjrsena@sapo.pt
3 Comments