El 2º Congreso de La Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte

Hablando en Castellano
Hablando en Castellano

Terminou neste passado Sábado o segundo congreso da Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte com boa participação e um êxito académico e de ligação dos profissionais da psicologia do desporto que falam Português e/ou Castelhano.

A ceia de gala
A ceia de gala

Decorreu na pequena e acolhedora cidade de Torrelavega, Cantabria, Espanha, onde não existem cursos de educação física e desporto e nem tão pouco de psicologia. Ainda assim, a participação aproximou-se de 300 congressistas nos dias 6, 7 e 8 de Novembro. Com participantes de 13 países diferentes, 25 simposios, 300 comunicações, 60 posters e outras actividades paralelas, permitiu a todos os presentes uma actualização do conhecimento científico na área da psicología do desporto e da actividade física. Mas, acima de tudo, foi possível colocar em contacto pessoas de culturas diversas, com experiências variadas, que se enriqueceram como profissionais e sairam motivados para exercerem as suas funções nos seus locais de trabalho.

O animado grupo de participantes de Rio Maior
O animado grupo de participantes de Rio Maior

Por ter pertencido à organização, para além do trabalho prévio de contactos, inscrições e comunicação através do site do congresso, estive intensamente envolvido nos dias 5 e 6 na preparação de todas as actividades. Tive depois o orgulho de fazer parte de uma equipa de trabalho onde gostaria de salientar a participação de um grupo de jovens voluntários sem os quais não teria sido possível a realização deste evento de 3 dias muito intensos de actividades.

Simposio sobre psicologia da actividade fisica em ginásios
Simposio sobre psicologia da actividade física em ginásios

Para além das minhas funções de relações públicas, comunicação, reportagem e 112, participei também com um poster que reflecte um dos meus estudos da tese doutoral e coordenei um simposio dedicado à psicologia nos ginásios. Embora a grande maioria dos simposios tenham sido no âmbito do rendimento desportivo, não ficou de parte a mudança de hábitos, a adesão ao exercício físico, os motivos pelos quais as pessoas se inscrevem num ginásio, os aspectos da auto-determinação e a dismorfia muscular como um transtorno comportamental comum nestes locais de prática de actividade física. Assim, tive a honra de partilhar duas horas de comunicações e viva discussão com uma audiência interessada, de crítica constructiva e contribuição interessante. Mercè Rosich (Universidad de Barcelona), João Moutão (ESD de Rio Maior) e Felix Arbinaga (Universidad de Huelva), foram os meus companheiros.

Apresentando o meu poster no 2º Congresso da SIPD em Torrelavega
Apresentando o meu poster no 2º Congresso da SIPD em Torrelavega

Outra actividade a destacar, foram as sessões de posters, muito activas, muito dinâmicas ao contrário daquilo que é habitual na maioria dos congressos.

Jogo de futebol em Torrelavega
Jogo de futebol em Torrelavega

As actividades sociais (ceia de gala, festa em Suances, …) tiveram grande participação e foi mesmo possível realizar o tradicional jogo de futebol de forma muito condicionada (baixa temperatura, relvado natural com sapatilhas de pavilhão, frio desgraçado e ausências de grandes craques) mas com grande competitividade e motivação por participantes de vários países (Portugal, Espanha, México, Colômbia, Guatemala, Perú, México, …) situação que torna tudo muito mais enriquecedor e interessante.

Uma última nota. Há anos que viajo por España e estive em muitos locais. Mas só aqui encontrei uns pastéis como os jesuítas de Santo Tirso e uma espécie de regueifa a que os Torrelaveguenses chamam pan de brillo (uma verdadeira delícia) e o vinagre balsâmico que encontramos em quase todos os restaurantes onde comemos… Parecia mel. Talvez sejam mais algumas razões pelas quais chamam ao pessoal de Torrelavega: Portugueses! Que tal?

Vejam mais fotos e comentários no website do congresso.

One Reply to “El 2º Congreso de La Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s