Tantos treinos em tantos ginásios

Paulo Sena, treinando no Premier Transparente
Paulo Sena, treinando no Premier Transparente

Noutro dia, ao visualizar algumas fotos antigas, dei por mim a reflectir nos vários ginásios onde havia treinado e descobri que foram bastantes e em locais diversificados. Entretanto, após visita a alguns dos mais antigos ginásios do Grande Porto, incluindo o meu primeiro Ginásio Olímpico Martinez, iniciei uma lista de locais por onde me recordo ter deixado algumas impressões digitais nos seus equipamentos.

Aprendemos muito ao frequentar diferentes ambientes de treino, observando, sentindo o clima social dos ginásios. É bastante enriquecedor, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional.

Embora tenha visitado muitos mais ginásios sem ter treinado neles, esta é a lista daqueles que me recordo ter utilizado para fazer exercício físico (uma espécie de tributo a quem tão bem me recebeu):

PORTUGAL

Porto

Gaia

Gondomar – Rio Tinto

São Felix da Marinha

Ovar

  • Gimnofange

Amarante

  • Madalena Ginásio

Maia

Chaves

  • Mega Cultus (continuo a utilizar este)
  • Boega
  • Hotel Aqua Flaviae

Vila Pouca de Aguiar

  • Ginásio Municipal

Viseu

Viana do Castelo

  • Foz Fitness

Braga

  • Solinca
  • Universidade do Minho

Guimarães

Figueira da Foz

  • Biocorpo

Lisboa

Barreiro

Portimão

Aveiro

Rio Maior

  • Boa Forma

 

Benedita

ESPANHA

Tenerife

Pontevedra

Vigo

Verín

  • Piscinas Municipais Climatizadas (continuo a utilizar este)

ALEMANHA

Frankfurt

INGLATERRA

Manchester

Chester

CANADÁ

Toronto

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

San Francisco

Phoenix

  • Phoenix Suns Athletic Club

Gainesville

COLÔMBIA

Bogotá

MARROCOS

Marrakech

  • Ginásio do Hotel Atlas Asni

5 Replies to “Tantos treinos em tantos ginásios”

  1. Olá Prof. Paulo Sena há algum tempo venho acompanhando seu Site e gosto de ler seus comentários, dicas e matérias interessantes que publica em sua plataforma, inclusive tenho seu endereço do Site nos links da minha página.
    Quando li esta achei oportuno fazer-lhe um convite especial para conhecer o “Estúdio” de Treino Personalizado que inauguramos recentemente no Porto. Aguardo a sua visita e com certeza terá a oportunidade de fazer um óptimo treino em nosso espaço e conhecer este conceito recente na cidade. Abraço e parabéns Prof. Dênis Quadros.

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  2. Olá!

    Dependerá muito do nível das crianças.
    Mas, eu apostaria nos movimentos da modalidade, criando sobrecarga com tempo, velocidade de execução e distância. Para prevenir lesões, incluiria flexões de braços adaptadas, flexões de braços, agachamentos com o peso do corpo, e abdominais tradicionais que trabalhem os flexores da anca também. Não aumentaria o tempo de treino, mas definiria um tempo no final para trabalhar um pouco mais essa condição.

    Costumo terminar as minhas aulas com sequências de burpees, agachamentos (http://www.youtube.com/watch?v=Upq0lmN_3aA), flexões de braços e abdominais (elevações de tronco com joelhos flectidos, pés apoiados no chão, braços estendidos acima da cabeça, realizando o movimento das mãos no sentido do tecto). Por vezes utilizo os movimentos técnicos das modalidades condicionados por tempo, repetições e distância.

    Acima de tudo, o fundamental é respeitar os princípios de treino: http://paulosena.com/2010/03/11/principios-do-treino-revistos/ (leia e aplique sempre)

    Bons treinos!

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  3. Obrigado Prof. Paulo Sena, pelo tributo prestado ao nosso Ginásio de Vila Pouca de Aguiar, é sempre um prazer que venha treinar aqui… Quando quiser a porta está aberta.
    Obrigado.

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