Tendências do fitness para 2010

As tendencias do fitness para 2010, revelam o estado da economia mundial, a necessidade de obter resultados, a eficácia dos programas de treino, a duração dos mesmos e o treino personalizado com profissionais experientes e com formação. As grandes organizações mundiais de saúde apresentam as seguintes tendências.

Para o American Council on Exercise:

  1. Treinos de custos controlados nos centros de fitness e em casa.
  2. Treino em pequenos grupos.
  3. Treinos eficientes em termos de duração.
  4. Exergaming (Wii SportsWii FitDancetown).
  5. Programas específicos para os baby-boomers.
  6. Treinos funcionais.
  7. Consciencia da importância da saúde e da condição física.
  8. Importancia de obter credenciais profissionais adequadas.
  9. Aulas especializadas.
  10. Ferramentas de treino (tecnologias, software, etc).

Por outro lado, o American College of Sports Medicine apresenta a seguinte lista:

  1. Profissionais de fitness experientes e com formação.
  2. Treino de força.
  3. Crianças e obesidade.
  4. Personal training.
  5. Treino “core” (acondicionamento dos músculos da zona média do corpo).
  6. Programas de treino para seniores.
  7. Fitness funcional.
  8. Treino desportivo específico.
  9. Pilates.
  10. Treino “personalizado” em pequenos grupos.~

Mike Chaet reforça algumas destas situações no mundo global do fitness ao referir que as mulheres são a chave do sucesso neste negócio e que os ginásios devem reconhecer a importância do envelhecimento da população e dos serviços de treino personalizado. Tom Peters na abertura da convenção da IHRSA há uns anos atrás, declarava: não existe nada mais do que retenção nesta indústria. É ai que se faz dinheiro, mantendo as pessoas que já lá estão. Se estás a tentar inscrever mais mulheres no teu clube e se as estás a perder, então és uma desgraça.

Curioso verificar que os programas de treino curto e intenso, utilizando ferramentas como barras e halteres estão de acordo com as tendências actuais. E se verificarmos as tendencias dos anos anteriores (20082009), são apenas uma consequência das necessidades que a vida actual coloca em todas as pessoas. O treino de força, o treino personalizado, a formação dos profissionais do fitness e a revitalização de ferramentas antigas como Pilates ou as kettlebells, parecem manter-se nos últimos anos.

As ferramentas “antigas”, mobilizam bastante a zona média do corpo e obrigam os músculos estabilizadores a grande trabalho, podem sem dúvida dar resposta aos problemas financeiros pela boa relação custo benefício e relação duração do treino/resultados.

Isto não significa que devamos ir atrás dos outros. Mas será importante sabermos como vai o mundo do fitness, quais as tendencias, para onde nos dirigem as grandes cadeias mundiais de ginásios que se impõem e nos tentam impor as suas regras para evangelizar o pessoal dos ginásios no sentido que eles pretendem. Torna-se necessário bom senso na apreciação das novas tendências, para não cometermos o erro de abandonar prematuramente técnicas e ferramentas que sempre nos deram bons resultados e que acompanham a humanidade há mais de um século.

Pessoalmente, utilizo técnicas apelidadas de treino de alta intensidade (designação popular que rotula treinos curtos e intensos), trabalho abdominal indirecto e estabilização da zona média do corpo, movimentos de halterofilismo, movimentos gímnicos, exercícios de Pilates, remo, corrida e natação. Os nossos alunos estão mais preocupados com os resultados, quer tenham por objectivo diminuir o stress ou melhorar a condição física e saúde. Os nomes, as marcas podem ter algum impacto inicial, mas no médio e longo prazo a relevância destes aspectos diminui drasticamente. Quando os alunos realizam mais de 300 treinos connosco, técnicas e as ferramentas têm menos importância. A relação de confiança estabelecida, os benefícios que se vão apreciando no dia-a-dia ao longo do percurso para atingir objectivos, demonstram ser bem mais importantes.

4 Replies to “Tendências do fitness para 2010”

  1. Olá boa tarde.

    Simplesmente muito bom, com conteúdos excelentes e a não perder.
    Já recomendei o site (é de leitura obrigatória para quem quer estar actualizado), a todos os professores/monitores que trabalham comigo.

    Obrigado.
    José Salvador

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s