Elevações na barra. Atreve-te!

Um dos movimentos mais exigentes que podemos realizar no ginásio ou fora dele, são as elevações na barra. Podemos efectuar o movimento com as palmas das mãos voltadas para cima (supinação) ou com as palmas das mãos voltadas para baixo (pronação).

Para sermos capazes de executar tal movimento, necessitamos meses de treino regular até conseguirmos elevar todo o peso do nosso corpo. Mas a sensação quando nos elevamos lá para cima é extraordinária. Dá-nos outra perspectiva do ginásio e do mundo.

A consequência de treinar para tal feito, são braços muito fortes, abdominais de ferro, costas protegidas e um sorriso enorme pela inveja que todos terão de vocês!

Neste vídeo aparecem vários movimentos de aproximação ao movimento final de elevações. Começamos com uma barra muito próxima do solo e procuramos elevar o nosso peito em direcção à barra. Após algumas semanas, quando já for fácil realizar esse movimento com apoio dos pés (e até tocando com os glúteos no chão) no chão, podemos passar para um movimento com o corpo em prancha que exige mais trabalho à nossa cintura. Seguidamente, vamos elevando a posição da barra e passamos a efectuar apenas o movimento descendente (ou seja, só a parte negativa do movimento: elevações negativas) com todo o peso do corpo. Progressivamente vamos elevando a altura da barra. Passadas várias semanas seremos capazes de efectuar várias repetições negativas. A partir daí começamos a saltar para a barra e a realizar os últimos centímetros da parte positiva do movimento, fazendo seguidamente a parte negativa também. O passo seguinte é efectuar um salto, terminar a subida, descer controladamente e sem tocar no chão iniciar nova subida. A partir desta fase, após vários treinos seremos capazes de efectuar grande parte do movimento positivo até conseguir uma elevação completa partindo de uma posição estática pendurados na barra. Ou seja, todo o processo de progressão baseia-se em:

  • sermos capazes de elevar parte do nosso peso corporal;
  • depois sermos capazes de segurar todo o peso corporal na descida;
  • seguidamente sermos capazes de elevar todo o nosso peso na parte final do movimento e controlar toda a descida;
  • por último sermos capazes de subir com ajuda de salto, descer controladamente e inverter o sentido do movimento para iniciar nova subida.

E um grande desafio ao alcance de todos e sobretudo de todas as mulheres que beneficiarão imenso na sua cintura, costas e na sua auto-estima. Creio que é um dos desafios de dificuldade média, que, durante o seu processo e mais ainda quando for conseguido, irá construir uma auto-estima, um bem-estar, um auto-conceito completamente diferentes daqueles do início do processo. A influencia sobre os outros irá transmitir-vos como retorno umas sensações incríveis de auto-eficácia, de serem capazes, de fazerem algo único, algo diferente.

Experimentem! É uma oportunidade única de mudar a vossa vida! Se há movimentos capazes de o fazer, este é sem dúvida um deles. Testado e garantido por mim ao longo de muitos anos comigo próprio e com os meus alunos e clientes.

Atrevam-se! Partilhem aqui os vossos processos de treino e resultados obtidos.

3 Replies to “Elevações na barra. Atreve-te!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s