
Dependendo dos autores, existem entre cerca de 639 e 850 músculos no corpo humano. Dos quais, 43 são pequenos músculos faciais.
Os músculos são cerca de 40% do peso corporal.
Os músculos são essencialmente compostos de água (75%)
Usamos cerca de 17 músculos para sorrir.
Existem 3 tipos de músculos: estriado cardíaco (contração involuntária), estriado esquelético (contração voluntária) e liso (contração involuntária e lenta). Cerca de 600 músculos serão de contração voluntária.
O Grande Glúteo é o maior músculo do corpo humano. Forma as nossas nádegas, mantém-nos em pé e luta contra a gravidade quando caminhamos e subimos escadas. É um dos músculos mais fortes do corpo humano. Dependendo da definição que utilizarmos de força, para além dos glúteos, o solear que se situa na parte posterior da perna e o masseter que nos ajuda na mastiagção, serão os músculos mais fortes do corpo humano.
Os músculos externos dos olhos são muito trabalhadores porque podem contrair-se 10000 vezes numa hora de leitura, no entanto cansam-se mais facilmente do que o músculo cardíaco.
A língua será provavelmente o músculo mais flexível porque tem a capacidade de se movimentar em múltiplas direções.
O músculo mais longo do corpo humano é o sartório, com fibras que podem medir mais de 40cm.
O músculo mais pequeno é o estapédio que se situa no ouvido médio e tem cerca de 1mm.
A maioria dos músculos estão ligados aos ossos, por isso, quando exercitados, estimulam também os ossos, contribuindo para o seu fortalecimento.
O coração é um músculo que possui contrações involuntárias controladas pelo sistema nervoso autónomo. São também involuntárias a maioria das contrações dos nossos orgãos vitais como os pulmões e os intestinos (o que nos leva a afirmar que o nosso inconsciente, embora de funcionamento desconhecido, é muito poderoso no controlo do nosso corpo do que o consciente). Bombeia diariamente 9,450 litros de sangue por dia e pode bater mais de 3 biliões de vezes durante a vida de uma pessoa.
O músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura. Quanto mais massa muscular temos, mais calorias gastamos, mesmo sem fazer esforço. Estima-se que por cada kg de músculo ganho, gastamos mais 90 calorias por dia.
O músculo é o maior orgão metabolicamente ativo do corpo humano.
Com metabolismo mais elevado, também temos mais energia. Alguém quer baterias mais poderosas? Mais músculo por favor!
O músculo é mais denso do que a gordura, isso significa que 1kg de músculo e 1kg de gordura pesam o mesmo, mas a gordura ocupa cerca de 5x mais espaço do que o músculo.
A densidade óssea aumenta com o treino muscular e a melhoria da qualidade do músculo. Isso significa menor probabilidade de fraturas ósseas.
Doenças como a artrite, diabetes, osteoporose, são evitadas mais facilmente ou mais facilmente controladas se tiveres músculos mais fortes.
Pessoas com mais músculo e menos percentagem de gordura, vivem mais tempo e com maior qualidade de vida.
Os músculos são a nossa força motriz 🙂
Bibliografia