3 Replies to “Desafio do dia ”

  1. Boa noite professor.
    Adoro o seu trabalho. No entanto gostava que me pudesse ajudar no sentido de uma prescrição de treino com base no facto de existirem pessoas como eu, com Espínha Bífida L5 (faço quase tudo mas devo evitar certos exercícios como sabe perfeitamente. Antigamente tinha dor ciática, apanhava-me a perna..esquerda geralmente ou até a direita, ficando com lombalgias graves, e sem conseguir andar).
    Agradeço vivamente a sua opinião pois valorizo e realço o seu notável talento, conhecimento e experiência neste setor.
    Muito grato pela sua atenção.
    Cumprimentos,
    Miguel Ribeiro.

    Gostar

    1. Olá Diogo!
      Obrigado pelos comentários.
      Eu não sou médico. Tenho alguma experiência com problemas de coluna. Treinei muita gente, mas…
      Cada caso é um caso. Há vários tipos de espinha bífida.
      Eu tenho fusão de L5 com S1 porque tinha espondilolistesis grau 2 e neste momento a L4 tem o trabalho que tinha L5. Também tenho hérnias na zona cervical/dorsal. Sei o que é dor ciática… Continuo a treinar como pode confirmar https://www.youtube.com/watch?v=bFqItXIAb3U
      A questão é descobrir (e isso vai ser por tentativa e erro de forma controlada e com conhecimento na anatomia) quais os movimentos que conseguimos realizar.
      Se não trabalhar os músculos da zona envolvente, isso vai atrofiar e ainda é pior.
      Depois de escutar o médico (de preferencia que seja desportista) e sua explicação dos exames, iria também a um bom osteopata. Se fosse comigo próprio iria basear o meu trabalho nos seguintes movimentos:
      Peso morto https://www.youtube.com/watch?v=4AObAU-EcYE&t=241s
      Hip Thruster https://www.youtube.com/watch?v=LM8XHLYJoYs ou no solo
      Reverse hiperextensions https://www.youtube.com/watch?v=3kzAV20d_dE
      Afundos de pernas em movimento https://www.youtube.com/watch?v=gereQ0h_B7w (creio que aparece no final deste vídeo)
      Agachamento https://www.youtube.com/watch?v=QhVC_AnZYYM&t=99s
      Todos os movimentos deverão ser efetuados em amplitude total de movimento desde que possível (quando não for possível, efetuar a amplitude sem dor e ir evoluindo para maiores amplitudes).
      A carga a utilizar é relativa à sua força. Comece com um peso que permita fazer 25 repetições consecutivas.Faça 3 séries. Mantenha esse peso durante pelo menos 2 semanas. Depois faça 2 semanas com um peso que permita 20 reps, 2 semanas a 15 e até chegar às 10 reps. Deverá ser um processo progressivo.
      Efetuar os movimentos de forma lenta, porque a força = massa x aceleração, por isso o risco está na velocidade de execução. Em reabilitação faço sempre isso.
      Claro que o treino não teria todos esses exercícios na mesma sessão. Ou ou dois no máximo.
      Registe tudo incluindo sensações num diário https://www.youtube.com/watch?v=oaZQelfGVdw e http://paulosena.com/2010/04/05/os-registos-de-treino-como-controlar-o-treino/
      Metodologias como SUPERSLOW, são interessantes nesse sentido.
      Considere isto uma abordagem generalista em função dos dados que me deu. Não conheço nada mais de si, se treinou sempre ou começou agora, idade, peso, capacidade atlética… Diz que faz quase tudo… Eu não faria grandes saltos por exemplo…
      Espero ter ajudado.
      Bons treinos!

      Gostar

      1. Muito grato pela sua resposta.
        Sim sou desportista desde que me conheço. Praticante,treinador de desporto (karate) , instrutor de musculação e Cardiofitness, campeão nacional de karate e fui sargento do exército 6 anos e 6meses. Resolvi ha pouco tempo renovar a minha antiga cédula PROCAFD e estou a terniabr o curso de Personal Trainer em LISBOA. Moro em Sintra, tive 27anos em Leiria etc etc…
        Vou começar já hoje o que me aconselhou/ indicou, acredito que resulte embora tenha receio mais tenho alguns conhecimentos e com a sua ajuda penso que irei melhorar, sempre digo muito a esses exercícios. O meu objetivo tem sido sempre na base da hipertrofia muscular c aquela definição razoável/qualidade muscular.
        Sim, espinha bífida L5/S1, claro ciática ao ponto de estar na cama pelo menos 2 semanas sem me mexer e com tremendas dores, desde aí estou muito mais consciente nos meus esforços físicos e posturas. Lombalgia. Ora bem e claro hérnia fiscais. Cervicais não, nem tenciono querer claro (ninguém quer), mas sim na zona lombar, exato relacionado eventualmente com a espinha bífida que possui. Neste momento até esrou con dores. Vou ao ginásio todos os dias mas trabalho muito mais c halteres e máquinas mas pouco.
        Meu e-mail Diogokaratedo@hotmail.com
        Tenho pena que não seja daqui desta zona.
        Obrigado e um Grande e abraço

        Gostar

Deixe uma Resposta

