Programação Neurolinguística – PNL

O que é a PNL?

Coaching e PNL são ferramentas que podem ser usadas para criar determinado condicionamento no indivíduo. A base de trabalho da Programação Neurolinguística é a comunicação e a modelagem de comportamentos de sucesso. Para definir esta área de intervenção comportamental, podemos começar por decompor as palavras: neuro – está relacionada com os nossos sentidos, a forma como captamos informação do mundo que nos rodeia; linguística – vem de linguagem, para comunicar connosco e com os outros; programação – porque a nossa mente é programável.

Segundo Bandler, Alessio e Fitzpatrick (2013) a Programação Neuro-Linguística – PNL modela sucesso, na PNL encontramos a estrutura do processamento inconsciente da informação e tornámo-lo compreensível para as pessoas. O autor refere ainda que, quem estuda PNL, estuda os processos inconscientes pelos quais as pessoas obtêm sucesso.

Com a PNL, mudamos a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos. Richard Bandler refere sobre os primórdios da PNL que ele e John Grinder, procuravam pessoas que tivessem feito algo de forma bem sucedida e descobriam o processo inconsciente que essas pessoas tinham usado. Criaram assim um modelo de comunicação interpessoal principalmente preocupado com a relação entre os padrões de comportamento de sucesso e as experiencias subjetivas (ex: padrões de pensamento) subjacentes. Um sistema baseado numa terapia alternativa que procura educar as pessoas em termos de autoconsciência e comunicação eficaz para mudar os seus padrões mentais e comportamento emocional.

A PNL ajuda-nos a criar estados “potenciadores”. Instalar confiança e motivação em nós e nos outros, comunicar de forma mais eficaz utilizando uma linguagem positiva, criar âncoras para um maior sucesso em experiências futuras, definir melhor resultados (objetivos) pretendidos, “ressignificar” de forma a que as experiências e performances sejam vistas de uma perspectiva positiva para que o desportista interiorize o sucesso. Assim, a PNL pretende melhorar a comunicação, alterar comportamentos e modelar a excelência.

Bibliografia

Bandler, R., Alessio, R. e Fitzpatrick, O. (2013). The ultimate introduction to NLP: how to build a successful life. London: Harper Collins Publishers