We are Ladies and Gentlemen serving Ladies and Gentlemen.
The Ritz-Carlton Hotel Company MOTTO
Um bom instrutor de sala de musculação, não necessita ter uma roupa diferente para se identificar, porque a sua linguagem corporal pode facilmente denunciar que é o líder da sala. Foi assim durante muitos anos. Se alguém entra, o supervisor de sala (instrutor), dirige-se a essa pessoa. Até porque, se os procedimentos do ginásio forem adequados, as primeiras sessões de treino, serão por marcação e os clientes conhecerão o professor que lidera o espaço. Pessoas que chegam de novo, como fazemos em nossa casa, no nosso trabalho, logo as apresentamos aos presentes e o professor deve apresentá-las às outras pessoas que usam o ginásio nesse horário.
Mas, nós queremos mais do que comunicar de forma não verbal. Queremos dar uma imagem de profissionalismo também através da nossa indumentária, bem como dar a ideia que pertencemos a uma equipa.
Posso dizer que num dos ginásios onde coordenei atividades, consegui que os professores em sala (não estou ainda a falar de personal training) usassem sapatilhas, calções e polos de uma marca famosa que equipa tenistas, o que dava uma imagem de grande qualidade e mudava claramente o estado de qualquer professor de educação física que vinha da escola, ou do treinador de futebol que vinha trabalhar em part-time. Se o personal training é um serviço gourmet, o mais caro do ginásio, então o standard, poderá ser mais elevado ainda do que o deste exemplo. Mas como considero que na atualidade, a maioria dos locais faz no serviço de personal training menos do que faziam há uns anos atrás com todos os clientes sem terem de pagar personal training… Acho que podemos recuperar algumas ações e adicionar outros cuidados.
Por vezes, se trabalhamos business to business, a empresa (ginásio) para quem trabalhamos, impõe uma certa forma de vestir. Devo dizer que me agrada pouco a forma desplicente como esse aspecto é tratado no personal training de vários locais onde pagamos mais de 40 euros por um treino personalizado. Por isso deixo algumas indicações que considero pertinentes se desejarem adicionar valor ao vosso serviço.
Roupa
- A roupa deve facilitar a execução de exercícios.
- A roupa deverá ter um aspecto limpo e profissional.
- A roupa não deverá intimidar os clientes.
- A roupa deverá estar próxima dos padrões da moda, mas sempre refletindo o nosso jeito de ser, o nosso estilo. Usando a palavra da moda: a nossa identidade.
Supostamente, o serviço de personal training é o mais caro que se vende num ginásio. É algo gourmet, é um serviço cinco estrelas. Como se vestem os profissionais de um hotel 5 estrelas?
A roupa do PT deverá transparecer qualidade, mas nunca ser transparente 🙂 A roupa de qualidade mantém bom aspecto após muitas lavagens.
Acho que nem era preciso abordar o tema das sapatilhas, pois vejo frequentemente as pessoas investirem 150 euros ou mais no calçado e daí para cima resolverem o problema com 10 euros. Mas o fundamental das sapatilhas é serem somente utilizadas dentro do ginásio para o serviço de PT, mantendo um aspecto novo e limpo.
Como a roupa faz parte da comunicação e vendemos atos humanos, é importante orçamentar isso no plano de negócios e plano de marketing, sendo considerada também uma ferramenta do PT. A roupa é parte integrante do serviço.
Roupas demasiado largas ou demasiado justas, roupas que exibam partes do corpo, por muito atraentes que sejam para uns, vão causar inveja noutros e afastar muito mais clientes do que aquilo que pensamos. Se és homem e atrais mulheres com os teus braços, afastas muitas mais. Se atrais homens com os teus glúteos a transbordar de uns calções, com as tuas leggings transparentes e que abraçam as nádegas… Recorda que tem esposas, namoradas e possíveis clientes a fugir de ti. Algo neutro e sóbrio é melhor solução. Se tens confiança no teu corpo, guarda-o para a intimidade.
Cuidado com roupas controversas, devido a mensagens escritas, grandes logos, imagens agressivas, associações a clubes de futebol, a ideias polémicas, etc.
Procurem ter sempre roupa extra de substituição. Algum problema com nódoas, cheiros, situações imprevistas e no caso de trabalharmos muitas horas, convém ter a possibilidade de substituir algumas peças de vestuário. Nesse sentido, aproveito para referir que uma pequena toalha por cliente, faz parte da indumentária, para quando tivermos de tocar de forma prolongada o aluno. Uma por cada cliente! Nunca uma por dia, manhã ou tarde 🙂
O look
Antes de entrar em palco, o cabelo cortado, cuidado e limpo, a barba aparada, como se fossemos ser filmados ou fotografados.
Depois temos o sentido do olfato. Beber água frequentemente e usar algum tipo de rebuçado refrescante, podem ser boa solução para o hálito. Os dentes limpos também podem atrair ou afastar pessoas. Nada de chicletes, porque os clientes também não treinam com nada na boca, pois isso impede uma boa ventilação. O desodorizante estará sempre no seu lugar. Aqui dou uma dica: usem roupas de algodão porque irão dar menos problemas com a transpiração. Verifiquem regularmente e perguntem aos colegas pelo vosso “aroma” e aspecto geral.
Por falar em aroma… Estão todos a pensar em perfumes. Cuidado! Aromas fortes incomodam quem não gosta, atraem o que não queremos e sobretudo podem transferir-se para as outras pessoas, criando situações desagradáveis, pois podemos perceber que estiveram em algum local ou com alguma pessoa. Recordam-se dos cafés com fumo? Como eu adorava as esplanadas nos anos 90 🙂
As unhas limpas e de um tamanho que não cause danos é sempre de agradecer. São as extremidades dos nossos membros, ficam muito descobertas e tocam frequentemente as pessoas. Todos conhecemos gente que adora mãos e logo repara nelas 🙂
Resumindo: aspecto simples, modesto e profissional, porque marketing é tudo aquilo que fazemos para criar uma relação comercial com alguém.
Recomendo que frequentem serviços 5 estrelas, serviços de qualidade para absorverem esse tipo de energia, subir os standards e perceberem melhor a importância que todo o tipo de detalhes tem nos atos humanos 5 estrelas, onde o nosso visual tem um impacto muito importante.