Jovem, alista-te no ensino!

Nota: O texto que se segue, foi retirado da página de Facebook de Augusta Faim.

Mas afinal o que é que os stôres lá fazem na escola?
1- Fazem planificações a longo, médio e curto prazo das suas aulas.
2- Definem critérios de avaliação
3- Dão aulas a quantos níveis for preciso ao mesmo tempo.
4- Corrigem testes.
5- Fazem formações fora do horário de trabalho. Estas formações ou são interessantes e os professores têm de as pagar, ou são comícios gratuitos do Ministério da Educação.
6- Medeiam conflitos entre alunos, alunos/ funcionários e também entre alunos e professores.
9- Medeiam conflitos entre pais e também entre professores e pais e pais/Direção.
12- Medeiam conflitos entre professores e Direção.
13- Sinalizam famílias à CPCJ.
14- Trabalham em colaboração com a CPCJ.
15- Ensinam Educação Sexual ou ouvem os enfermeiros do Centro de saúde.
16- Tentam cumprir os programas.
17- Preparam aulas para vários níveis de ensino ao mesmo tempo.
18- Ensinam literacia financeira ou ouvem a senhora do banco.
19- Preparam superproduçôes televisivas para as aulas assistidas.
20- Publicam as evidências do seu trabalho no Facebook.
21- Preparam reuniões.
22- Presidem a reuniões.
23- Secretariam reuniões.
24- Conversam com os alunos no intervalo.
25- Fazem atas.
26- Fazem relatórios.
27- Preenchem grelhas.
28- Aturam formações-comício do ME, com as quais fingem entusiasmar-se.
29- Fazem também muitas tabelas.
30- Sinalizam alunos com dificuldades de aprendizagem, que depois monitorizam, com o preenchimento de inúmeros relatórios, todos de elevado interesse para toda a gente.
31- Articulam o seu trabalho com a Associação de Pais e a Associação de Estudantes.
32- Decoram a escola.
33- Trabalham em articulação horizontal e vertical com os colegas.
34- Aprendem e usam as TIC, quanto mais melhor.
35- Fingem entusiasmar-se com projetos de abelhas, urubus e Kamishi Já Vou.
36- Vigiam exames, depois de reuniões para ensinar a fazer isso mesmo- vigiar exames.
37- Educam para a Cidadania, incluindo a sustentabilidade.
38- Graças a Deus, convivem na sala de professores.
39 – Corrigem exames e provas de aferição.
40- Fomentam a realização do maior número possível de reuniões, por exemplo A reúne com B, depois A reúne com C e B reúne com D, depois trocam e arranjam-se sempre novos padrões para novas reuniões.
41- Automonitorizam-se: registam tudo o que fazem a cada momento e longos estudos são feitos a partir desse material, que, depois de bem analisado, originará novos estudos para os anos vindouros.
42- Instauram processos disciplinares, num longo e burocrático processo, em tudo semelhante ao de um tribunal.
43- Nos intervalos os stôres inspiram e expiram longa e pausadamente, várias vezes.
44- Preparam os alunos para os exames.
45- Ensinam programação informática ou ouvem o senhor da universidade.
46- Ensinam prevenção rodoviária ou ouvem os senhores polícias.
47- Dão aulas de apoio.
48- Ajudam outros professores nas suas aulas
49- Falam com os pais no horário de atendimento, ao telefone, por messenger, whatsapp ou outras loucuras do género.
50- Estudam com afinco o Regulamento interno, o Projeto Esucativo e outros documentos abstratos de elevada utilidade prática.
51- Utilizam inúmeras plataformas para registo de informações importantíssimas.
52- Dinamizam projetos.
53- Preparam visitas de estudo.
54- Preparam e dinamizam saídas de estudo.
55-Elaboram um documento exaustivo e de extrema importância – PCT.
56-Atendem pais fora do seu horário de trabalho.
57- Preenchem documentos de sinalização de alunos para SPO, tutorias e outros apoios.
58- Avaliam colegas, tendo de fazer muitas vezes vários quilómetros no seu carro pessoal.
59- Voltam a contar até 10, a inspirar e expirar longa e profundamente, 5 vezes.
60- Fazem testes: diagnósticos, formativos, sumativos e de recuperação.
61- Almocam qualquer coisita no bar da escola.
62- Fazem entrevisão, assistem a longos conselhos pedagógicos, articulam, colaboram, participam, têm aulas assistidas, devem ler dezenas de emails por dia com imensas solicitações, fazem de enfermeiros e psicólogos, pagam por vezes o pequeno almoço a algum aluno esfomeado, e por vezes são ameaçados dentro e fora da escola, e todos os anos aturam novas formas de ensinar, como se eles não percebessem que é mais do mesmo.
63- Corrigem testes em casa fora do horário de trabalho, nomeadamente aos fins de semana, quando deviam estar a descansar com a família. Pagam as despesas de deslocação para a escola, muitas vezes a centenas de km de casa…
64- Fazem os testes , os critérios de avaliação, por vezes testes tb adptadas a turmas diferentes e alunos diferentes. Fazem tb exames que corrigem tb. Preparam aulas de laboratório, parte teorica e prática.
Corrigem cadernos diária e relatórios. E muitas vezes compram com o seu dinheiro material para lecionar, principalmente nas aulas práticas.
65- Fazem a autoavaliação do agrupamento e do projeto educativo.
66- Participam no Conselho Geral.
67- Nas paragens letivas, fazem turmas, horários, relatórios, balanços, balancetes e todos os documentos deste género que consigam imaginar.
68- Alguns dizem palavrões em voz baixa, outros preferem apenas ligar-se à terra e respirar.
69- Recebem emails de todas as pessoas a título individual ou entidades que consigam imaginar, em TODOS os dias da semana a TODAS as horas que o dia tem.
70- Recolhem autorizações e pagamentos de fotografias dos alunos. Permitir que o fotógrafo monte uma banca na escola e faça ele esse serviço, está fora de questão!!!
71- No meio disto, têm de ouvir inúmeras vezes as perguntas: “Estás de férias?’ e “Estás de folga?”.
72- Verificam se há algum risquinho ou dobra nos manuais do ano anterior, cada um com 200 páginas.
73- Aqueles que são crentes, rezam.
74- Procuram, em vão, perceber o que têm de ensinar aos seus alunos, cruzando a leitura dos documentos “Programa”, “Aprendizagens essenciais” e “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”.
75- Também com o mesmo objetivo impossível de saber o que devem afinal ensinar, fazem formações do ME sobre essa matéria, mas não chegam a conclusão nenhuma, porque se limitam a fazer exercícios abstratos de correspondência entre os três documentos, não sabendo na mesma o que, na prática, devem ensinar.
76- Então os professores conversam um bocadinho com os funcionários, para desanuviar.
77- Alguns nem nos intervalos conseguem inspiração, porque também têm de vigiar intervalos.
78- Quando estão para mudar de escalão, têm uma ótima avaliação, mas depois baixam-lhes a nota para não poderem subir. Vão para uma lista e engolem em seco.
79- Se por acaso o professor falhar nalguma das suas tarefas, os pais estão sempre prontos para fazer queixa à Direção, à DGAE e à DGESTE. Às vezes os professores levam também porrada dos alunos ou dos pais.
Quando os stôres se queixam e fazem greve, os pais ficam em pânico, cai o Carmo e a Trindade e ninguém percebe o que é que lhes deu.
MAS Jovem, vem! Vais ser um Super-Homem! Aprendes isto tudo e ainda ganhas mil euros (ou 500, se tiveres só meio horário). A lista de benesses é muito extensa, jovem! Podes conhecer melhor o teu país! Alista-te!
Nota: Na ótica dos pais, tudo o que se passa dentro da escola é da responsabilidade da escola, pelo que esta lista é atualizável diariamente pelos pais: por exemplo dar um comprimido a um aluno, ligar para casa a perguntar se está melhor, saber e monitorizar tudo o que se passa no balneário do sexo oposto ao do professor, etc, etc….
Mas jovem, não desistas! Esta flexibilidade vai tornar-te mais forte! A ideia para os stôres é a da resiliência! Vem, junta-te a nós!