Tarefas de Psicologia do Desporto

Propostas de Trabalho de Psicologia do Desporto

Paulo Sena, PhD

Escola Superior de Educação de Fafe

pjrsena@gmail.com

Portefólio Digital

A avaliação de psicologia do desporto, será efetuada através de um portefólio digital. Um site com pelo menos 4 páginas:

– Quem sou (coloquem aqui o vídeo de 2min – personal trailer, uma pequena bio escrita e umas fotos)

– O que faço (coloquem o vosso cv de 1pág e um cv de 1 parágrafo)

– Tema do site (aqui pode ficar a vossa revisão bibliográfica)

– Contactos (e-mail e outros que achem pertinentes)

Recomendo a utilização do wordpress (www.wordpress.com). Aqui está um breve tutorial para criarem o vosso site.

Revisão Bibliográfica (incluir no portefólio digital)

Escolher um tema dentro da psicologia do desporto e rever a literatura disponível nas principais revistas da especialidade:

8 a 12 páginas letra times new roman tamanho 12, duplo espaço, margens 2,54cm.

Incluir nas conclusões as implicações da teoria consultada para os atletas e para os treinadores.

Personal Trailer

Com base no rascunho do plano de marketing pessoal elaborado nas aulas, devem criar o vosso Movie Trailer ou 2 trailers de 2 filmes diferentes: um pessoal e outro de uma ideia de negócio. Cria um vídeo de 2min onde mostres:

  • O que faz de ti uma proposta de valor útil numa empresa (ginásio, piscina, clube, município, etc)?
  • Quem és tu?
  • Quais são os teus maiores feitos/paixões/competências únicas?
  • O que é que procuras? Quais os teus sonhos e ambições?
  • Cria um segundo vídeo de 2min [opcional] com uma ideia de negócio (no caso de haver uma):
  • Qual é tua ideia e como é que resolves um problema/satisfazes uma necessidade no mercado?
  • Quem são os teus clientes e como chegas a eles? Qual o teu modelo de negócio?
  • O que precisas para levar a ideia ao próximo nível? (investimento necessário, equipa, sócios, parceiros, etc.)?

Regras: 2 minutos de vídeo no máximo; Proibido usar PPT; Dicas: pensar como se fosse o teu movie trailer (algo que desperte a atenção das pessoas e que as faça desejarem ver mais, mas que não conta toda a história); Conta algo interessante e muito diferente do habitual sobre aquilo que fazes ou fizeste ou sobre uma competência tua; Conta histórias; Mostra paixão; Usa objetos; Sê criativo; Arrisca; Sê diferente; Sê honesto e autêntico; Usa um tom de conversação e mostra energia.

Recorda que estás sempre a comunicar e que as palavras representam apenas 7% da comunicação. Logo, a forma como falas, vestes, a postura, o local onde filmas… Tudo irá comunicar com quem está a ver.

Exemplos de vídeos de apresentação pessoal (personal trailers):

Bons exemplos

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLv7hrVglIVe0QSMl4vQmf1x8DZ0PbyEy

Exemplos de sites de alguns alunos dos anos anteriores

http://martabaraujo.wordpress.com
https://angelocoelho2013.wordpress.com/
http://chabulits.wordpress.com/
http://antesdojogo.wordpress.com
http://sergiovieiragmr.wordpress.com
http://domingosmendes.wordpress.com/
http://marcolobonunes.wordpress.com/
http://ricardojalves.wordpress.com/
http://tiagofreitas27.wordpress.com/
http://tiagoffleite.wordpress.com/
http://eskicagranja.wordpress.com/

Trabalhos Adicionais Opcionais

Programa de Treino

Desenvolver um programa de treino mental desportivo. Poderá ser um programa de auto-ajuda, na sua aula de EDF, com a equipa que treina ou no ginásio onde trabalha.

  • Descrever o que fará e como fará.
  • Especificar que habilidades psicológicas serão trabalhadas.
  • Quais as prioridades de trabalho.
  • Justificar a escolha.
  • Como monitorizar o progresso.
  • Entregar um documento de 8 a 12 páginas descritivo do programa, seu desenvolvimento e resultados.

Programa de Auto-Treino

Criar um programa de auto-ajuda se desejar mudar uma ou duas habilidades mentais estudadas nas aulas.

No programa o aluno deverá:

  • Treinar pelo menos duas habilidades mentais durante 10min/dia durante 30 dias.
  • Manter um diário de implementação e progresso que será entregue no final do processo.
  • Encontrar-se com o professor uma vez por semana para praticar as habilidades e verificar soluções para problemas.
  • Escrever um documento de 2 a 8 páginas descrevendo pensamentos, sensações e experiências com o seu programa de treino mental.