Motor-Humano

Treinos honestos para pessoas reais!

Melhora a técnica, ansiedade, fadiga e sono com a hipnose 

[grego hipnos = sono + latim osis = ação ou processo]

Segundo a American Psychological Association – APA (APA, 2014b) a hipnose é um estado de consciência, que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizada por uma resposta aumentada à sugestão. 

A hipnose ajuda a utilizar a mente e os pensamentos de forma a gerir ansiedade, stress, lidar com sintomas físicos desagradáveis e ajuda a mudar determinados hábitos ou comportamentos.

Normalmente as sessões de hipnose, incluem 2 fases:

  • A primeira fase é chamada de indução. Nesta fase, o terapeuta ajuda a relaxar o corpo e a mente, bem como ficar mais focado e concentrado no objetivo da sessão de hipnose.
  • A segunda fase é de aplicação. Nesta fase o terapeuta faz sugestões. As sugestões, são focadas nos sintomas ou problemas específicos. 

Durante a hipnose, a pessoa tem o controlo e não vai fazer coisas que não deseja ou com as quais não se sinta confortável. A hipnose é uma habilidade que podemos aprender, é uma ferramenta que nos ajuda a sentir melhor. A qualquer momento, podemos sair do estado hipnótico e não necessitamos ser pessoas com características especiais para entrar no estado profundo de foco e concentração. A maioria das pessoas pode beneficiar com a hipnose. Durante a hipnose, as pessoas não ficam a dormir (embora possa acontecer) nem ficam inconscientes. Embora se possam sentir muito relaxadas, são sempre participantes ativas na sessão.

Embora os estudos efetuados no âmbito do desporto, tenham sido com amostras pequenas, a hipnose parece ajudar na reestruturação dos processos cognitivos essenciais para a performance, incluindo auto-confiança, atenção e memória. Os benefícios indicam que pode:

  • aliviar a ansiedade
  • reduzir medos
  • aprender e melhorar a técnica
  • aliviar fadiga
  • melhorar o sono

Bibliografia

American Psychological Association Division 30. (2014b). About the society of psychological hypnosis. Disponível em: https://www.apadivisions.org/division-30/about

Sobre

Motor-Humano é uma newsletter criada em 1998 para ajudar pessoas do mundo real com problemas de stress, sono, vida ocupada e pouco tempo para treinar. Usamos treinos e exercícios que resultam há mais de 100 anos com pessoas de genéticas variadas e estilos de vida muito diferentes. Se estás farto de ser enganado pela indústria do fitness, pelas dietas rápidas, treinos milagrosos, suplementos vindos da selva ou elásticos coloridos e outras geringonças… Então aqui vais encontrar soluções que resultam para os teus problemas. SUBSCREVE!