Motor-Humano

Treinos honestos para pessoas reais!

Eu não preciso treinar pernas porque jogo futebol

No futebol não usamos a amplitude total das articulações do quadril e do joelho. Assim, só vamos desenvolver força nos ângulos articulares usados nos movimentos do futebol. Por outro lado, ao usar amplitudes de movimento limitadas iremos perder mobilidade. Algo muito comum em futebolistas jovens que apenas jogam futebol.

Alguns futebolistas decidem trabalhar com cargas adicionais: elásticos, pesos e afins. No entanto, voltam a insistir na utilização dos mesmos ângulos articulares e padrões de movimento do jogo, agravando os desequilíbrios entre músculos da parte anterior e posterior da perna, da coxa e do quadril. Resultado: aumento do potencial de lesão.

Finalmente gostaria de acrescentar que existe sempre aumento de força e hipertrofia em quem não usa cargas adicionais e apenas joga futebol. Mas passado uns tempos isso deixa de ocorrer, porque já não há mais sobrecarga. Solução: incrementar progressivamente a resistência contra a qual produzimos força. A forma mais simples e segura é usar pesos. Uma barra e discos, uma estrutura de suporte e realizar aqueles exercícios que têm provado ser eficazes nos últimos 100 anos: agachamento, peso morto e eventualmente uns afundos de pernas.

A técnica deverá respeitar as Leis da Física, a anatomia e os movimentos deverão ser realizados em amplitude eficaz. Já sabemos que treinar pernas 2 vezes por semana é exigente, mas também o retorno é incrivelmente produtivo. Mas ficar pela leitura, seria estupidez. O melhor é experimentar.

Sobre

Motor-Humano é uma newsletter criada em 1998 para ajudar pessoas do mundo real com problemas de stress, sono, vida ocupada e pouco tempo para treinar. Usamos treinos e exercícios que resultam há mais de 100 anos com pessoas de genéticas variadas e estilos de vida muito diferentes. Se estás farto de ser enganado pela indústria do fitness, pelas dietas rápidas, treinos milagrosos, suplementos vindos da selva ou elásticos coloridos e outras geringonças… Então aqui vais encontrar soluções que resultam para os teus problemas. SUBSCREVE!