Motor-Humano

Treinos honestos para pessoas reais!

Queres ser titular na tua equipa de futebol? Domina esta habilidade.

Já reparaste que na última década deixamos de ter grandes marcadores de livres em Portugal e no mundo do futebol?

Nos anos 80 e 90 em Portugal todas as equipas da primeira liga tinham 2 ou 3 marcadores de livres de grande eficácia. Cada falta à entrada da área era temida pelos adeptos. Fosse em força ou “em jeito”, lá apareciam os craques, Madjer, Timofte, Branco, Celso, Geraldão, Slavkov, Balakov, Mladenov, Paulo Torres, Isaías, Delfim, Barroso, Juanico, Heitor, Valdo, Sanchez, Ronnie… Foram os nomes que me vieram à cabeça num ápice. Mas desculpem os outros porque há muitos, mas muitos mais. Faziam-no em terrenos pesados, com bolas de todo o tipo. Eram altos, baixos, mais fortes ou mais magros. Também os havia nos campeonatos amadores. Porque não o fazem agora?

Aqui fica uma lista dos jogadores que marcaram mais livres diretos na Premier League até dezembro de 2023. O número dois da lista ainda pode bater o recorde.

  1. David Beckham – 18
  2. James Ward-Prowse – 17
  3. Thierry Henry, Gianfranco Zola, Cristiano Ronaldo – 12
  4. Laurent Robert, Sebastian Larsson – 11
  5. Ian Harte, Morten Gamst Pedersen – 10
  6. Nolberto Solano, Frank Lampard, Jamie Redknapp – 9
  7. James Maddison, Christian Eriksen, Juan Mata – 8

Que pena não haver estatísticas. Mas quem viu centenas de jogos ao vivo como eu, percebe claramente o fenómeno. Se perguntarem aos próprios qual o segredo, quase todos vão responder que era muito treino. A solução comum, era ficarem no final do treino a bater dezenas de bolas. Por isso se dizia que um canto era meio golo. Por isso esses marcadores de livres (sobretudo os que o fazia “em jeito”) também centravam bem, assistiam bem e adicionavam uma outra habilidade escassa na atualidade: rematar de fora da área, rematar longe da baliza.

Uma bola parada é uma oportunidade estratégica única. Mas infelizmente, a maioria das bolas termina na barreira, na bancada ou com uma rotina pouco treinada que raramente resulta. Por vezes uma equipa no mesmo jogo tem 3 ou 4 livres na mesma zona e tenta 3 soluções diferentes, nas quais se nota demasiado que não teve repetição suficiente em treino para ter qualquer tipo de eficácia. Mais uma vez… A repetição é a solução.

Tudo que é escasso é muito valorizado. O golo é escasso. Os marcadores de livres não abundam. Hoje temos uma grande vantagem: boas bolas, boas relvas, bolas sempre com a mesma pressão, impermeáveis, relvas com corte regular ou artificiais, bolas com o mesmo peso. Isso permite um treino mais apurado ainda.

O que fazer para seres temido quando pegas na bola para marcar um livre na entrada da área?

  1. Praticar! Praticar! Praticar!
  2. Modelar Sucesso
  3. Aplicar o que modelaste no treino
  4. Fazer treino de força
  5. Praticar! Praticar! Praticar!

Fica a lista dos craques para modelares. Escolhe o teu estilo e pratica. Observa bem as imagens nos links de cada jogador

As primeiras aulas, podem ser estas.

JAMES WARD-PROWSE MASTERCLASS | How to score the perfect free-kick – YouTube

UNSTOPPABLE FREEKICKS | F2 & KEVIN DE BRUYNE – YouTube

Kieran Trippier’s free kick masterclass! | Sunday League Hacks – YouTube

Praticar! Praticar! Praticar!

O que esperas? Vai treinar! Faz aquilo que controlas: o teu treino individual.

Sobre

Motor-Humano é uma newsletter criada em 1998 para ajudar pessoas do mundo real com problemas de stress, sono, vida ocupada e pouco tempo para treinar. Usamos treinos e exercícios que resultam há mais de 100 anos com pessoas de genéticas variadas e estilos de vida muito diferentes. Se estás farto de ser enganado pela indústria do fitness, pelas dietas rápidas, treinos milagrosos, suplementos vindos da selva ou elásticos coloridos e outras geringonças… Então aqui vais encontrar soluções que resultam para os teus problemas. SUBSCREVE!