Motor-Humano

Treinos honestos para pessoas reais!

Psicologia do Desporto

[“psyché” (alma, espírito) e “logos” (estudo, razão, compreensão).]

Desde muito cedo o desporto foi utilizado como forma de educar as pessoas. Para Fitz (1897) a prática desportiva (jogar) era um meio de se preparar para a vida, por promover a capacidade de julgamento, a habilidade de perceber as condições corretamente e a habilidade de reagir rapidamente a um ambiente mutável. 

Como mente e corpo não existem por separado e interagem entre si, o estudo dos comportamentos humanos em ambiente desportivo tem vindo a ser um fenómeno cada vez mais estudado. A incorporação da psicologia do desporto na década dos 80, foi talvez um dos elementos mais destacáveis do recente panorama investigador (Singer, Hausenblas y Janelle, 2001).

A psicologia do desporto aplicada (American Psychological Association Division 47, 2014) é o estudo e aplicação dos princípios psicológicos à performance humana para ajudar os atletas a obterem uma performance consistente na faixa superior das suas capacidades e para desfrutar de forma plena do processo de performance desportiva. Os psicólogos “aplicados” são treinados e especializados para participarem numa ampla gama de atividades, incluindo:

  • a identificação, desenvolvimento e execução do conhecimento mental e emocional, dos skills e habilidades requeridas para a excelência nos domínios atléticos;
  • a compreensão, diagnóstico e prevenção dos inibidores psicológicos, cognitivos, emocionais, comportamentais e psicofisiológicos para uma performance excelente;
  • e a melhoria dos contextos atléticos para facilitar um desenvolvimento mais eficiente, uma execução consistente e criar experiências positivas nos atletas.

Para Dosil (2004, p.13) a psicologia da atividade física e do desporto é uma ciência que estuda o comportamento humano no contexto da atividade física e desportiva, e como disciplina das ciências da atividade física e do desporto, guarda uma relação estreita com todas as que se enquadram nesse âmbito, aportando os conhecimentos psicológicos e desta forma, completando e enriquecendo as contribuições próprias de outras ciências como a medicina, a sociologia ou o direito.

Weinberg e Gould (2011) resumem a Psicologia do Desporto e do Exercício Físico como um estudo científico de pessoas e seus comportamentos em atividades desportivas, atividades físicas e a aplicação deste conhecimento.

Entre a situação e a resposta, existe a nossa reação. Aquilo que controlamos: pensamentos, imagens e fisiologia. 

SITUAÇÃO > REAÇÃO > RESPOSTA

American Psychological Association Division 47. (2014). Defining the Practice of Sport and Performance Psychology. Retirado de: http://www.apadivisions.org/division-47/about/resources/defining.pdf

Dosil, J. (2004). Psicología de la actividad física y del deporte. Madrid: McGraw-Hill.

Singer, R.; Hausenblas, H., y Janelle, C. (2001) A brief history of research in sport psychology. En R. Singer, H. Hausenblas y C. Janelle (Eds.). Handbook of sport psychology (pp. xiii-xix). New York: John Wiley & Sons.

Weinberg, R. e Gould, D. (2011). Foundations of sport and exercise psychology (5th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Sobre

Motor-Humano é uma newsletter criada em 1998 para ajudar pessoas do mundo real com problemas de stress, sono, vida ocupada e pouco tempo para treinar. Usamos treinos e exercícios que resultam há mais de 100 anos com pessoas de genéticas variadas e estilos de vida muito diferentes. Se estás farto de ser enganado pela indústria do fitness, pelas dietas rápidas, treinos milagrosos, suplementos vindos da selva ou elásticos coloridos e outras geringonças… Então aqui vais encontrar soluções que resultam para os teus problemas. SUBSCREVE!