Motor-Humano

Treinos honestos para pessoas reais!

Em quase 20 anos de ensino de educação física, tive pela primeira vez a oportunidade de lecionar aulas aos mesmos alunos durante 3 e 5 anos consecutivos em alguns casos. Depois de passar por 10 escolas bem diferentes umas das outras em termos de condições, formas de funcionamento e sobretudo ambiente social e de trabalho, “pousei” na Escola Secundária Dr. António Granjo onde no meio desta confusão educativa que vivemos, com adolescentes a permanecerem mais de 32h na escola, com o reduzido número de horas dedicadas à educação física com extensos programas desfasados da realidade do mundo e ausentes de uma visão de futuro, em tempos de crise financeira, com imensos atentados à profissão de professor e à disciplina de educação física, no meio de tanta incoerência estratégia em termos políticos, foi possível, dando sempre 100%, procurando estratégias diferentes, mas selecionando o essencial, os 20% que criam 80% de impacto na minha tarefa de professor, criar uma estrutura de exercícios que permitiu que a grande maioria dos alunos evoluísse nas técnicas básicas para jogarem um desporto coletivo bem como nas diversas capacidades como força, resistência e flexibilidade de forma a obterem melhores resultados e reduzirem a ocorrência de pequenas lesões. Com isso verificaram que a persistência na utilização de movimentos simples, leva quase sempre ao êxito no passe, no lançamento, na corrida, na diminuição da fadiga e no elevado orgulho de… Ser Capaz! Com isso se eleva a auto-estima e diminui o stress pelo controlo que os alunos passaram a ter ao realizarem os típicos movimentos das aulas de educação física.

Agradeço aos alunos que se esforçaram por cumprir as tarefas e que foram moldando os seus comportamentos ao longo dos anos, passando de crianças a adolescentes e posteriormente a jovens bem preparados fisicamente, o que lhes permitiu desfrutar melhor das atividades desportivas recreativas e competitivas, bem como adquirir melhores posturas, maiores níveis de energia e todos os benefícios inerentes à prática da atividade física regular. Vi alunos passarem de gordos a magros, de mal comportados a exemplares, vi alunos que não faziam aulas e que passaram a fazer 50 burpees e 100 agachamentos em amplitude total de movimento numa só aula. É verdade que alguns não revelaram evolução significativa, mas estiveram presentes e apenas o futuro dirá qual o impacto que estas horinhas de corridas, saltos, flexões de braços, exercícios abdominais e centenas e centenas de lançamentos na passada e toques de dedos na bola fizeram para os prepararem para a vida (se quiserem a minha opinião sobre o contributo da educação física podem ler).

Espero ter deixado o “bichinho” do exercício físico e da forma como se aplicam os princípios de treino, para futuramente os ver em qualquer parque, piscina ou ginásio a aplicar e ensinar boas práticas de incorporação da atividade física nas vidas das pessoas.

Os vídeos que tenho publicado no youtube e facebook, vou agora publica-los no meu site como forma de agradecimento ao empenho dos alunos, que alinharam na ideia do projeto de realizarem vídeos sobre condição física e saúde. Podiam fazer os mínimos, cumprir a tarefa para “passar”, mas optaram sempre pelo contrário: foram ambiciosos, dedicaram tempo a inúmeras filmagens, deslocaram-se para locais diferentes, entrevistaram pessoas, colocaram outros em movimento, foram buscar recursos humanos e materiais inicialmente ditos de impossíveis, chamaram familiares e amigos para ajudar, trabalharam em equipa, perceberam o que é a liderança e a força da comunicação, articularam pontos fortes e fracos dos vários elementos dos grupos, abriram as portas de casa, mostraram as localidades onde residiam de forma orgulhosa, mostraram-se ao mundo, escreveram guiões dignos de curtas-metragens e representaram com o pouco ou nenhum treino que tinham como atores e apresentadores, produziram-se a preceito para o momento, quebraram protocolos, “meteram entidades ao barulho”, ultrapassaram barreiras burocráticas, perderam a vergonha e foram para a rua, animaram a comunidade local, criaram IMPACTO, dedicaram-se sempre para fazerem melhor do que no projeto anterior, aprenderam a operar novos softwares, foram persistentes, foram competitivos consigo próprios, espelhando perfeitamente os valores da prática desportiva numa tarefa escolar. Fizeram a DIFERENÇA! Levam esta experiência no corpo sob a forma de memórias musculares, no coração pelas emoções vividas e a diversão marcante de cada momento que eles identificaram nas diversas cenas cuja edição deixou de fora. Para mim são um orgulho e dão-me a força para iniciar um novo ciclo com novos alunos, contrariando aquela sensação que temos quando começamos tudo de novo.

Para quem não não viu os vídeos, pode agora verificar aquilo que mencionei anteriormente. Para os restantes, eis agora a oportunidade de ver a força do Ginásio – G, o ginásio da António Granjo, porque os alunos são também o espelho do meu trabalho e do impacto positivo que conseguimos ter nos outros. Porque a educação de um jovem não se resume ao domínio cognitivo e mesmo nesse âmbito o movimento é uma ferramenta que poderá influenciar o rendimento.

Obrigado!

Lista dos vídeos do secundário

Lista dos vídeos do básico

Sobre

Motor-Humano é uma newsletter criada em 1998 para ajudar pessoas do mundo real com problemas de stress, sono, vida ocupada e pouco tempo para treinar. Usamos treinos e exercícios que resultam há mais de 100 anos com pessoas de genéticas variadas e estilos de vida muito diferentes. Se estás farto de ser enganado pela indústria do fitness, pelas dietas rápidas, treinos milagrosos, suplementos vindos da selva ou elásticos coloridos e outras geringonças… Então aqui vais encontrar soluções que resultam para os teus problemas. SUBSCREVE!